Síndrome de Burnout
A
Síndrome de Burnout é resultante de situações de trabalho desgastante e atinge
profissionais que lidam com pessoas, no caso os profissionais da educação, é
determinada por uma condição de exaustão física, emocional ou mental por causa
da carga de estresse no ambiente de trabalho.
Tivemos
essa experiência em uma escola em nossa cidade, pois uma pedagoga do Ensino de
Jovens e Adultos teve essa síndrome. Na escola ela era pedagoga do EJA, mas
finalizava também o exercício de pedagoga do ensino médio na mesma escola, além
de trabalhar com EJA em outras escolas públicas, no caso tinha uma jornada
dupla. Com isso essa pedagoga teve uma grande quantidade de situações para
resolver gerando um desgaste emocional, físico e mental. Ela não conseguia concluir
seu trabalho como antes, tinha uma idade avançada, pois estava quase se aposentando,
mas era uma profissional maravilhosa. Os profissionais da escola perceberão seu
desgaste e tentou ajudar, mas ela preferiu entrar de licença e logo após veio à
notícia de que tinha se aposentado. Sobre o supervisor devemos compreender que
embora na empresa a sua função seja inspecionar, checar, monitorar e reprimir
as ações dos trabalhadores, na escola a situação deve ser outra: a função
controladora e burocrática deve dar lugar à função de suporte e apoio pedagógico.
O supervisor escolar não deve objetivar a sobreposição hierárquica ao
professor. O ideal é que haja entre ambos a compreensão e companheirismo para
que o apoio e a solidariedade sejam base do trabalho pedagógico. Para que
percebendo a síndrome de burnout possam traçar estratégias pra ajudar esses
professores com novas práticas cotidianas.
Dupla: Daniele da Silva Santos 13212080237
Daniele Maurício Rodrigues Corrêa 13212080233
Nenhum comentário:
Postar um comentário