quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Síndrome de burnout: esgotamento profissional




Síndrome de Burnout
A Síndrome de Burnout é resultante de situações de trabalho desgastante e atinge profissionais que lidam com pessoas, no caso os profissionais da educação, é determinada por uma condição de exaustão física, emocional ou mental por causa da carga de estresse no ambiente de trabalho.

Tivemos essa experiência em uma escola em nossa cidade, pois uma pedagoga do Ensino de Jovens e Adultos teve essa síndrome. Na escola ela era pedagoga do EJA, mas finalizava também o exercício de pedagoga do ensino médio na mesma escola, além de trabalhar com EJA em outras escolas públicas, no caso tinha uma jornada dupla. Com isso essa pedagoga teve uma grande quantidade de situações para resolver gerando um desgaste emocional, físico e mental. Ela não conseguia concluir seu trabalho como antes, tinha uma idade avançada, pois estava quase se aposentando, mas era uma profissional maravilhosa. Os profissionais da escola perceberão seu desgaste e tentou ajudar, mas ela preferiu entrar de licença e logo após veio à notícia de que tinha se aposentado. Sobre o supervisor devemos compreender que embora na empresa a sua função seja inspecionar, checar, monitorar e reprimir as ações dos trabalhadores, na escola a situação deve ser outra: a função controladora e burocrática deve dar lugar à função de suporte e apoio pedagógico. O supervisor escolar não deve objetivar a sobreposição hierárquica ao professor. O ideal é que haja entre ambos a compreensão e companheirismo para que o apoio e a solidariedade sejam base do trabalho pedagógico. Para que percebendo a síndrome de burnout possam traçar estratégias pra ajudar esses professores com novas práticas cotidianas.


Dupla: Daniele da Silva Santos  13212080237

            Daniele Maurício Rodrigues Corrêa  13212080233



Nenhum comentário:

Postar um comentário