terça-feira, 11 de outubro de 2016

                             VIOLÊNCIA  X AMBIENTE ESCOLAR

A violência escolar não pode ser vista como um problema novo e sim, como um problema que tem se agravado nos últimos anos, sendo uma das principais preocupações da sociedade pois a mesma se manifesta nos diversos ambientes relacionados a escola, nas mais variadas formas, estando presente nos processos educativos e nas relações entre o corpo discente e docente.
Para que o assunto fique bem claro vamos recordar alguns conceitos:

A violência é o atentado direto, físico contra a pessoa cuja vida, saúde e integridade física ou liberdade individual correm perigo a partir da ação de outros, sendo uma transgressão da ordem e das regras da vida em sociedade. Também pode ser compreendido como “uma reação consequente a um sentimento de ameaça ou de falência da capacidade psíquica em suportar o conjunto de pressões internas e externas a que está submetida”. 

A agressividade é vista como um comportamento intenso do indivíduo que é vítima constante de violência, tendo dificuldade de estabelecer regras, limites e de se relacionar com o outro. Essa agressividade pode ser oriunda de ausências na relação do âmbito familiar. Esse sujeito é tem atitudes agressivas para se defender e não é visto como violento.

No que diz respeito a violência escolar, essa é dada pela ação ou omissão prejudicial exercida entre os membros de uma comunidade educativa (seja entre alunos, pais, professores ou pessoal não docente) e que pode ocorrer quer nas instalações escolares, quer noutros espaços diretamente relacionados com a escola.

Já são muitas as pesquisas que abordam a temática e buscam um diálogo construtivo objetivando mudanças nas relações que permeiam a construção do desenvolvimento educacional. O que vemos são ações que obrigam, representadas pelo poder e autoritarismo dos professores, coordenação e direção, estando os alunos no meio dos conflitos profissionais que acabam por refletir dentro da sala de aula. Por outro lado, a violência estampada nas ruas das cidades, a violência doméstica, os latrocínios, os contrabandos, os crimes têm levado jovens a perder a credibilidade quanto a uma sociedade justa e igualitária, tornando-os violentos, seguindo os modelos sociais.
Nos ambientes educacionais as relações deveriam cultivar o respeito através de atividades e ações que busquem a interação social e a amizade entre os que ali estão.

Diálogos sobre a Violência Escolar


O tema violência escolar não pode ser analisado a partir de um único ponto de vista, já que existem diferentes fatores para que essa violência aconteça como o social, o político, o econômico e o cultural. E para acabar com a violência no contexto escolar é primordial a conscientização dos alunos quanto aos danos que ela traz à vida de todos.

Estudos demonstram que na grande maioria dos casos, a violência dentro da escola começa com a falta de aceitação das diferenças, que pode ocorrer entre os alunos, entre professores e alunos e, também, entre funcionários e alunos. “A direção da escola e os professores também são considerados agentes de violência quando são extremamente autoritários, deixando de ouvir o que os alunos têm a dizer”.

Para evitar a violência dentro da escola é primordial a conscientização dos alunos quanto aos danos que ela traz à vida de todos “As escolas devem estimular as crianças e os adolescentes para terem capacidade de reflexão, contextualização, e mostrar que todos os seres humanos apresentam suas diversidades e por mais diferentes que pareçam têm necessidades comuns aos demais e devem ser trabalhadas na comunidade escolar a intolerância com as diferenças”.


Referência Bibliográfica:
SILVA,Aida Maria Monteiro. A VIOLÊNCIA NA ESCOLA : A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS E PROFESSORES. www.dhnet.org.br/inedex.htm, 2002
ZALUAR, Alba (org). Violência e educação. São Paulo, Cortez editora, 1992

Autor: trabalho em grupo:  Joana da Silva (14212080343) / Juliana da Silva Andrade ( 14212080072)

Um comentário:

  1. Podemos perceber que diante do texto acima, a educação perdeu sua essência no quesito RESPEITO. Encontramos nos âmbitos educacionais alunos com marcas e características de carência afetiva, familiar e social, nos quais não discernem mais a importância do professor e a diferença que o mesmo faz. Uma sociedade sem regras, sem valores e sem limites em que o único passo é ser reativo. Na verdade a reatividade de alguns são reflexos dos seus meios e a EDUCAÇÃO que pode influenciar este meio positivamente acaba perdendo seu valor e espaço deixando de ser o produto transformador na sociedade.
    Gisele Viana.Parabéns pela participação...avaliação: 9,0

    ResponderExcluir