VIOLÊNCIA X AMBIENTE ESCOLAR
A violência escolar não
pode ser vista como um problema novo e sim, como um problema que tem se
agravado nos últimos anos, sendo uma das principais preocupações da sociedade
pois a mesma se manifesta nos diversos ambientes relacionados a escola, nas
mais variadas formas, estando presente nos processos educativos e nas relações
entre o corpo discente e docente.
Para que o assunto
fique bem claro vamos recordar alguns conceitos:
A violência é o atentado direto, físico contra a pessoa cuja vida,
saúde e integridade física ou liberdade individual correm perigo a partir da
ação de outros, sendo uma transgressão da ordem e das regras da vida em
sociedade. Também pode ser compreendido como “uma reação consequente a um
sentimento de ameaça ou de falência da capacidade psíquica em suportar o
conjunto de pressões internas e externas a que está submetida”.
A agressividade é vista como um comportamento intenso do indivíduo
que é vítima constante de violência, tendo dificuldade de estabelecer regras,
limites e de se relacionar com o outro. Essa agressividade pode ser oriunda de
ausências na relação do âmbito familiar. Esse sujeito é tem atitudes agressivas
para se defender e não é visto como violento.
No que diz respeito a violência escolar, essa é dada pela
ação ou omissão prejudicial exercida entre os membros de uma comunidade
educativa (seja entre alunos, pais, professores ou pessoal não docente) e que
pode ocorrer quer nas instalações escolares, quer noutros espaços diretamente
relacionados com a escola.
Já são muitas as
pesquisas que abordam a temática e buscam um diálogo construtivo objetivando
mudanças nas relações que permeiam a construção do desenvolvimento educacional.
O que vemos são ações que obrigam, representadas pelo poder e autoritarismo dos
professores, coordenação e direção, estando os alunos no meio dos conflitos
profissionais que acabam por refletir dentro da sala de aula. Por outro lado, a
violência estampada nas ruas das cidades, a violência doméstica, os latrocínios,
os contrabandos, os crimes têm levado jovens a perder a credibilidade quanto a
uma sociedade justa e igualitária, tornando-os violentos, seguindo os modelos
sociais.
Nos ambientes
educacionais as relações deveriam cultivar o respeito através de atividades e
ações que busquem a interação social e a amizade entre os que ali estão.
Diálogos sobre a Violência Escolar
O tema violência escolar não pode ser
analisado a partir de um único ponto de vista, já que existem diferentes
fatores para que essa violência aconteça como o social, o político, o econômico
e o cultural. E para acabar com a violência no contexto escolar é primordial a
conscientização dos alunos quanto aos danos que ela traz à vida de todos.
Estudos demonstram que na grande
maioria dos casos, a violência dentro da escola começa com a falta de aceitação
das diferenças, que pode ocorrer entre os alunos, entre professores e alunos e,
também, entre funcionários e alunos. “A direção da escola e os professores
também são considerados agentes de violência quando são extremamente
autoritários, deixando de ouvir o que os alunos têm a dizer”.
Referência Bibliográfica:
SILVA,Aida Maria Monteiro. A VIOLÊNCIA NA ESCOLA :
A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS E PROFESSORES. www.dhnet.org.br/inedex.htm, 2002
ZALUAR, Alba (org). Violência e educação.
São Paulo, Cortez editora, 1992
Autor: trabalho em grupo:
Joana da Silva (14212080343) / Juliana da Silva Andrade ( 14212080072)

Podemos perceber que diante do texto acima, a educação perdeu sua essência no quesito RESPEITO. Encontramos nos âmbitos educacionais alunos com marcas e características de carência afetiva, familiar e social, nos quais não discernem mais a importância do professor e a diferença que o mesmo faz. Uma sociedade sem regras, sem valores e sem limites em que o único passo é ser reativo. Na verdade a reatividade de alguns são reflexos dos seus meios e a EDUCAÇÃO que pode influenciar este meio positivamente acaba perdendo seu valor e espaço deixando de ser o produto transformador na sociedade.
ResponderExcluirGisele Viana.Parabéns pela participação...avaliação: 9,0