segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Violência Escolar

   Atualmente o pedagogo vem enfrentando uma série de desafios em sua atuação no ambiente escolar. A violência é um tema em destaque, pois vem se propagando cada vez mais nos ambientes educacionais, envolvendo tanto alunos quanto professores.

   Muito se tem falado sobre o bullying, que é um tipo de violência que ocorre com muita frequência nos ambientes escolares. Refere-se à todo tipo de agressão, seja ela moral ou física. O bullying envolve acima de tudo os aspectos psicológicos de quem é agredido. Este se sente encurralado, muitas vezes é intimidado e acaba não procurando ajuda por medo de ser ainda mais reprimido. A longo prazo esse tipo de violência pode fazer com que o indivíduo desenvolva uma baixa autoestima, o que irá prejudicar seus relacionamentos ao longo de sua vida, uma vez que este sentirá cada vez mais inseguro em relação a si mesmo. Tendo em vista que o bullying é um problema presente na realidade das escolas brasileiras, torna-se necessária a intervenção da equipe escolar. Esta pode ser feita através de debates, filmes, vídeos, documentários, palestras, enfim, temos uma infinidades de recursos que podem ser usados a favor do combate ao bulying, além de trabalhar a questão da conscientização.



Imagem:<http://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/70-dos-alunos-ja-sofreram-violencia-escolar-b7qsc2hd3gbcjo3kcy9c1x3ym>


   Nessa perspectiva, também é importante ressaltar os diversos tipos de violência cometida por alunos aos professores. Frequentemente nos deparamos com notícias referentes a algum tipo de agressão, seja ela física ou moral cometidas por alunos em relação aos seus professores. Estes, muitas vezes são desrespeitados e se sentem cada vez mais retraídos e desvalorizados. Esse tipo de violência ocorre, principalmente, no que diz respeito ao baixo rendimento escolar dos alunos. Muitas vezes esses alunos acabam não aceitando uma nota baixa em suas avaliações e partem para a violência, seja ela por ameaças ou até mesmo a própria violência física.



Imagem: <http://professouaposentado.blogspot.com.br/2012/03/questao-da-violencia-nas-escolas.html>


   De acordo com a pesquisa apresentada, podemos chegar à conclusão de que a violência no ambiente escolar não deve ser calada e tampouco ficar impune. É preciso dialogar sobre o assunto, para que juntos possamos garantir uma melhor qualidade e segurança para o ambiente escolar do nosso país, garantindo assim a segurança de todos que compõem a escola.

   Afim de propormos um melhor esclarecimento sobre a violência escolar entrevistamos uma Orientadora Educacional de uma escola de matriz cristã rede privada de ensino.


Entrevista com a Orientadora Educacional
Tema: Violência Escolar
Nome da entrevistada: Andréa Costa Esteves Werneck
Tempo de carreira na área: 30 anos (Orientadora-Pedagoga-Coordenadora)


Violência Escolar


1)      Para você, o que é violência escolar?
Resposta: Toda e qualquer forma de agressão dentro do espaço educacional.

2)      Diante do tema, com quais mecanismos considera relevantes para a prevenção no ambiente escolar?
Resposta: Espaço de respeito, diálogo, conscientização. Palestra, debate, trabalho em grupo, reunião de pais.

3)      A internet tem influenciado diariamente a propagação do bulyling, que começa a se infiltrar na escola. No entanto, a sociedade tem mascarado tal agressão, dando maior ênfase às violências físicas. De acordo com sua vivência profissional, qual a posição do bullying nos ambientes de aprendizagem?
Resposta: Acontece, mas temos que tomar cuidado (olhar atento), para não banalizar o termo. Nem tudo é bullying. As vezes ocorre uma situação, mas ela acaba ali. Porém não podemos deixar de conscientizar os efeitos de tal violência.

4)      Esses mecanismos de prevenção são possíveis no seu ambiente de trabalho?
Resposta: Sim, faço sempre. Promovo trabalhos, dinâmicas, filmes, documentários...

5)      Numa escala de zero a dez, em qual se enquadra a violência escolar no ambiente em que trabalha?
Resposta: Esporádica. Numa escala, caracterizo com “2” pois, não se propaga.

6)      Essa violência, se/quando ocorre é de maneira organizada e à indivíduos “pré-determinados” ou de forma isolada e aleatória?
Resposta: Existem as duas possibilidades. O bullying é mais organizado e se caracteriza por ocorrer de maneira constante.

7)      Na sua opinião, só a escola deve intervir para que a violência não exista na mesma? Se não, justifique.
Resposta: Não. Acho que a escola, família, sociedade, juntos devem intervir, porque acontece na escola, mas não só nela.

8)      O assédio moral a alunos e professores também enquadra-se no que tange a violência escolar? Por quê?
Resposta: Sim, porque passa das questões de respeito, diferença (um braço da violência escolar), querer impor situações, autoridade.

9)      O uso de câmeras de monitoramento auxilia no combate à violência?
Resposta: Mais um recurso que ajuda na observação dos acontecimentos de maneira mais esclarecida.

10)  De maneira geral, a utilização dessa ferramenta assegura ao professor sua autonomia diante de uma situação de violência?
Resposta: Depende de como o professor irá intervir na situação. Tudo depende de como se age, fala, intervêm.


   A entrevista nos faz refletir sobre como a violência escolar é abordada em sala de aula. É importante definir que é um tema que precisa ser colocado em debate, principalmente pelos alunos. É necessário expor a realidade para que juntos possamos mudar a realidade do nosso sistema educacional.


Bibliografia:

CAMARGO, Orson. "Bullying"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/sociologia/bullying.htm>. Acesso em 09 de outubro de 2016.

CREPALDI, Lideli. “Violência no Ambiente Escolar”; Revista O Professor. Disponível em < http://www.revistaoprofessor.com.br/wordpress/?p=102>. Acesso em 09 de outubro de 2016.


Grupo:

Ana Caroline da Silva Vidal – 14112080233

Ilana Sampaio – 13112080457


Maria Fernanda Borba – 12212080255

Nenhum comentário:

Postar um comentário